A aprendiz, a nova educadora CESAM e a universidade.

Para muitos, entrar em uma universidade já é um desafio para qualquer um. Desafio que fica ainda maior quando o aluno também é aprendiz. Como conciliar trabalho, estudo e cursinhos e ainda pensar no vestibular. Sabemos, não é fácil para ninguém. Por isso o curso de aprendizagem do CESAM vai além disso.
Aqui ensinamos que a responsabilidade, compromisso e respeito são ações que se levam para a vida inteira. Então para nós educadores do CESAM, nada melhor que saber que cada um de vocês deram certo. Ao longo dos dias, iremos demostrar a vocês que cada esforço é válido, que cada momento que nos dedicamos é sempre coroado com coisas boas e bons resultados.
Portanto, Com vocês, Laisy Ferreira de Lima, ex-aprendiz do CESAM-DF, aprovada no vestibular de Pedagogia da Universidade de Brasília-UNB e também mais nova educadora do CESAM-DF. Realizamos uma pequena entrevista de como ela conseguiu conciliar e passar em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Aproveitem as dicas e façam seu futuro acontecer.
Pergunta – Qual foi a sua rotina de estudo, tendo que conciliar: Estudo e o curso de aprendizagem?
Resposta - Bom, eu estudava nas horas vagas do trabalho e focava nos conteúdos da escola, porque meu foco também era o PAS. O que me ajudou bastante também foram as aulas do plantão de apoio escolar que são oferecidas na câmara. Eu tento encaixar na semana um horário para estudar um pouco sobre cada matéria. Deixo um tempo maior para as matérias que eu tinha mais dificuldade ou me interessava mais pelo conteúdo.
Pergunta – Quando você começou a pensar no vestibular?
Resposta - Como muita gente, eu Comecei a pensar no vestibular já no terceiro ano, mas me arrependo disso, porque eu poderia ter aproveitado muito mais. A minha escola tinha muito interesse em falar sobre vestibular e em mostrar aos alunos um pouco do campo acadêmico e de como valia a pena especialmente uma universidade federal. Eu podia encontrar informações na escola, mas uma orientação que eles sempre davam era ler o edital e depois voltar com as dúvidas.
Pergunta - E como reagiu quando soube que seria contratada pelo CESAM?
Resposta - Quando eu era adolescente eu me imaginava trabalhando no Cesam, porque eu realmente achava fantástico a forma de trabalho, de tratamento uns com os outros que existia entre a equipe de trabalho do Cesam em geral. Quando eu fui contratada eu me senti realizada e surpresa, porque é um trabalho que eu amo fazer e que me permite poder ajudar outras pessoas assim como eu também fui ajudada.
Pergunta - E quais seus plano e sonhos para o futuro?
Resposta - Meu futuro eu deixo entregue nas mãos de Deus. Eu traço minhas metas e objetivos, mas no fundo eu deixo que Deus conduza tudo, porque Ele nunca me deixou faltar nada.
Att,
Laisy Ferreira