COLETIVO COCA-COLA

 

Ao longo de nossa trajetória, aprendemos muito com nossos parceiros e beneficiários na missão de criar possibilidades de transformação em larga escala, a anos, o CESAM-DF e o Instituto Coca-Cola mantem uma parceria de oportunidades aos jovens, o projeto tem como objetivo empoderar jovens de 16 a 25 anos por meio da capacitação, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. O programa tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Ao final de cada ciclo de dois meses.

Confira na linha do tempo do Coletivo Coca-Cola:

1999
Fundação do Instituto Coca-Cola Brasil, com foco em Educação.

Criação do Programa de Valorização dos Jovens, em parceria com a ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima) e o setor público, para reduzir a evasão escolar em todas as regiões do país.

2005

Instituto Coca-Cola Brasil se torna OSCIP e amplia sua atuação para o meio ambiente. 

Incorporação do programa Reciclou Ganhou, criado pela Coca-Cola Brasil, em 1996, com o objetivo de promover a educação ambiental e estimular a reciclagem de embalagens.

2006
Criação do Conselho Diretor do Instituto, formado por conselheiros externos e representantes do Sistema Coca-Cola. Lançamento da primeira campanha de arrecadação, “Cada Gota Vale a Pena”, em que parte da venda dos produtos Coca-Cola é revertida para programas do Instituto.

2007
Programa Água das Florestas, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, para promover a recuperação de bacias hidrográficas com o reflorestamento de suas matas ciliares.

2009
Projeto Educação Campeã, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, para melhorar a educação de crianças e jovens no estado do Maranhão.

2010
Mudança de estratégia: aproximação da cadeia de valor do Sistema Coca-Cola com o objetivo de alavancar o impacto social. Plataforma Coletivo se torna a principal plataforma de impacto social do Instituto através do programa Coletivo Varejo, criado pelo Sistema Coca-Cola em 2009 com o objetivo de empoderar e gerar renda para jovens de 15 a 25 anos.

2011
Criação do Coletivo Artes, que capacita grupos produtivos formados por artesãs de comunidades de baixa renda e os inclui na economia formal, gerando renda e valorização da autoestima.

2012
Criação do Coletivo Reciclagem com base em uma revisão profunda do programa Reciclou, Ganhou e sua adequação à nova Tecnologia Social.

2013

Criação do Coletivo Floresta, que ajuda a conservar a biodiversidade da Amazônia por meio da geração de renda e do empoderamento comunitário. Parceria com a ONU Mulheres para incluir transversalmente em todos os programas do Instituto Coca-Cola Brasil capacitações sobre Igualdade de Gênero e Direitos Humanos.

2014
Coletivo Reciclagem ganha os prêmios Exame de Sustentabilidade e Época Empresa Verde. 

2015
Coletivo Reciclagem tem sua Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil. Desenvolvimento do Coletivo Jovem, resultado da revisão do Coletivo Varejo em um processo de cocriação com as comunidades.

2016

Início da estratégia de compartilhamento da Tecnologia Social do Coletivo Artes com outras instituições. Cocriação, com a sociedade, da visão 2025 do Instituto Coca-Cola Brasil.

Quer saber como fazer parte desse projeto?

Venha ao CESAM-DF com a cópia do seu RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, título de eleitor e 2 fotos 3x4.

OBS: Inscrição para jovens maiores de 18 anos e vagas limitadas para menores de 18. As inscrições vão até o dia 05/10, passou desta data, o jovem vai para o cadastro reserva e participará do próximo ciclo.