HOME NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Aconteceu no CESAM-DF...

Jovens e adolescentes do CESAM-DF reunidos no auditório da instituição para formatura do projeto
Formatura do projeto Trilhando Novos Caminhos

O CESAM-DF e o instituto COOPERFORTE realizaram nesta quinta-feira (28), a formatura do projeto trilhando novos caminhos, o projeto visa capacitar adolescentes e jovens entre 16 a 24 anos no período de 6 meses, para depois atuarem no mundo do trabalho. Todo o projeto foi desenvolvido no CESAM-DF e acompanhado pelo instituto COOPERFORTE. Neste ciclo, capacitamos 37 jovens, de 15 a 18 anos, que estavam em algum tipo de situação de vulnerabilidade social e que encontraram no projeto a oportunidade de se prepararem para o mundo de trabalho.
Foram seis meses de muito aprendizado em módulos abordados como, Conhecendo o mundo do trabalho, Cidadania, informática e administração. Durante a cerimônia, que aconteceu no CESAM-DF e na presença de vários convidados e familiares, a coordenadora do projeto e a analista socioeducativo, Deise Araújo, ressaltou que o Programa permite uma troca de conhecimentos. “O projeto Trilhando Novos Caminhos foi uma excelente parceria entre o CESAM e o Instituto COOPERFORTE. Coordenar esse projeto com o apoio de toda a equipe salesiana e o suporte do Instituto fez toda a diferença, pois somente com o apoio e desempenho de todos foi possível alcançarmos os objetivos que foram propostos. Foi maravilhoso acompanhar o desenvolvimento de cada jovem e perceber que foi possível fazer a diferença na vida de cada um deles. Hoje, ao final do projeto, o sentimento é de gratidão e missão cumprida, lembrando sempre que estamos nesse mundo realmente para os outros, pois foi assim que o nosso fundador São João Bosco nos ensinou.”
É dessa maneira que a cada dia desde 1979 nos firmamos ainda mais no cenário de aprendizagem nacional, inserindo jovens e adolescentes no mundo do trabalho sempre com responsabilidade social e realizando a aprendizagem da maneira correta.
Tanto o CESAM-DF quanto o Instituto COOPERFORTE acreditam que investir na juventude é uma forma de transformar a realidade social do nosso país.