O aprendiz e o concurso público

Venho, através deste, expressar meu profundo agradecimento pela oportunidade de inserção ao mercado de trabalho, concedida a mim e aos milhares de adolescentes de todo o Distrito Federal. No dia 05/01/2004, após 6 meses de minha chegada a esta Capital, vindo do interior do Estado do Tocantins, com o objetivo de buscar melhores oportunidades para o futuro, iniciei minha jornada como Menor Aprendiz na Câmara dos Deputados. Foram quase 3 anos de aprendizagem e de acompanhamento assíduo: cobranças por boas notas na escola; 4 horas de cursos semanais voltados para a capacitação profissional e muitas palestras e conselhos de como poderíamos alcançar um futuro promissor.

Filho de Dona de Casa, sem muitos recursos financeiros, me vi na oportunidade de receber um salário, além de auxílio alimentação para ajudar nas despesas de casa, embora trabalhasse apenas meio período. Eu realmente me sentia um jovem independente, digno e trabalhador. Agarrei essa oportunidade com "unhas e dentes", não me permiti que ela passasse despercebida. Dediquei esse período com afinco e vontade de fazer o melhor, aprender o máximo e adquirir experiências para os futuros empregos. Após completar o meu prazo, 2 anos e 1 1 meses, recebi o meu aviso prévio, era hora de desbravar o mundo lá fora... Mas a sorte sorriu pra mim.
Durante a primeira semana cumprindo meu aviso, recebi o convite para me tornar funcionário efetivo desta empresa para a qual eu presto serviços até hoje. Ali começava o meu futuro profissional. Comecei a trabalhar no primeiro dia após o fim do contrato com o CESAM. Não conheci o desemprego! Durante todo esse tempo, busquei me aperfeiçoar ainda mais profissionalmente. Me formei em Administração, conquistei um cargo melhor na empresa, fiz cursos profissionalizantes e logo após abri o meu próprio negócio. Me tornei microempreendedor. Mas sempre conciliando a rotina: trabalho, estudos e empreendedorismo. Não foi fácil, mas foi uma caminhada gratificante.
Hoje, 14 anos após o meu primeiro passo como Pró-Adolescente, me despeço desta Casa com o coração cheio de alegria e a esperança de um eterno aprendiz, ainda jovem, mas capacitado profissionalmente e com o sonho realizado de ser aprovado em concurso público, com posse marcada para o próximo dia 02/05.
Graças ao CESAM e ao dedicado trabalho de seus colaboradores, não conheci o desemprego, pude oferecer melhores condições de vida para a minha família e jamais tive tempo para conhecer aquilo que assola a nossa juventude: drogas e violência, pois, como dizia nosso Padroeiro Dom Bosco: 'Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteçäo" Sob esse manto, sigo minha caminhada sem que nada me impeça de fazer o bem e de ser sempre grato por tudo que tenho me tornado, graças aos seus ensinamentos.

A todos vocês, o meu muito obrigado!

Brasília-DF, 20 de abril de 2018.

Artur Silva, ex- adolescente do CESAM-DF